segunda-feira, 16 de fevereiro de 2009

A GEIRA ROMANA / VIA NOVA (1)

Gerês – 13 de Janeiro de 2007

Fotos originais de Filipe Pinto

A SERRA DO GERÊS

A aventura na Natureza já não tem limites. Não existem mares por explorar e continentes desconhecidos. Apesar das fronteiras geográficas terem caído, permanece ainda um imenso mundo natural que alguns querem descobrir.
Mesmo dentro do nosso país, muitos ouvem falar da Serra do Gerês mas, para eles é uma serra como tantas outras.
Para nós é a “Rainha das Serras”!
Nesta serra vive alguma gente, embora ao longo dos anos muitos tenham emigrado, fazendo com que, em parte pouco habitada pelo homem, conserve ainda um grande estado de pureza. Animais e plantas prosperam, para nossa consolação.

Há vestígios dos nossos antepassados e sentimos vontade de os descobrir e reviver.
Para os nossos percursos trazemos sempre aquele espírito de conseguirmos associar e desfrutar da componente física, cultural e paisagística, que enriquecem e fortalecem o corpo e a mente durante este salutar passatempo que são as caminhadas.
Todavia, o nosso Passeio de hoje tem outra componente mais marcante, mais misteriosa e por isso mais apetecível: a histórica!
Digo-vos que é necessário ter muita sensibilidade para sentir na pele os arrepios e a emoção que é percorrer a Geira Romana, esse importante testemunho com dois mil anos de história! – construída em condições precárias daquela época, que os nossos antepassados deixaram e o tempo fez chegar até aos dias de hoje.
Para mim, a Geira ou Via Nova ( a Via Militar Romana XVIII do Itenerário de Antonino ) inserida no Parque Nacional da Peneda Gerês (PNPG) é dos percursos mais fantásticos e mais belos!

Os troços da via que vamos hoje percorrer, desenrolam-se ao longo das vertentes meridionais do Vale do Rio Homem.
Vamos caminhar desde a Milha XXVIII na Freguesia de S. João do Campo até à Milha XXXIX no Lugar de Baños de Rio Caldo, Freguesia de Lobios / Espanha, onde existem as ruínas da “Aquis Originis”, a segunda “mansio” da Via Nova.
Esta Caminhada acontece cerca de DOIS MIL ANOS após a construção desta via.

Continua…

1 comentário:

  1. Estás no bom caminho... alimenta este blog, depois menciona a existencia, quando começares o teu percurso nas novas oportunidades, e vais ver que será uma caminhada fácil.

    Um abraço
    Filipe Pinto

    ResponderEliminar