NOME DO PERCURSO - TRILHO DOS MILIÁRIOS
ENTIDADE PROMOTORA - MUNICÍPIO DE PAREDES DE COURA
TIPO DE PERCURSO - PEQUENA ROTA
ÂMBITO DO PERCURSO - HISTÓRICO / PAISAGÍSTICO
PONTO DE PARTIDA - IGREJA - COSSOURADO
DISTÂNCIA PERCORRIDA - 11 km
DURAÇÃO DO PERCURSO - 4 h 30 m
GRAU DE DIFICULDADE - FÁCIL
COTA MÁXIMA ATINGIDA - FORTE DA CIDADE 376 METROS
Partindo da Igreja de Cossourado, tomamos o caminho de calçada à portuguesa que surge à nossa direita e que desemboca numa estrada florestal para, a escassos metros, nos conduzir ao ponto mais alto deste percurso – o Forte da Cidade.
Este, constitui paragem obrigatória, quer pelo valor paisagístico, quer pelo indiscutível valor patrimonial arqueológico.



Deixando o lugar, vamos continuando caminho até ao rio Coura por uma paisagem bucólica, de singular beleza, onde os campos dão lugar a pequenos bosques de ribeira que marginam o rio.

Depois de passarmos a ponte dos Caniços, seguimos pela estrada municipal, para, passados poucos metros, voltamos à esquerda e seguirmos um caminho florestal que nos levará até ao lugar de Casco, da Freguesia de Rubiães.



Após passarmos por entre os campos de cultivo, damos com um pequeno bosque misto, que atravessamos.

Passado pouco tempo, voltamos novamente à estrada nacional 201, para, poucos metros à frente, virarmos à esquerda, seguindo o caminho que nos levará ao escadório da Igreja de Cossourado, precisamente no mesmo lugar onde teve início este passeio pelas remotas origens de Terras de Coyra.
Sem comentários:
Enviar um comentário