quinta-feira, 5 de fevereiro de 2009

06-01-2007 Trilho dos Miliários (2)

Cossourado e Rubiães – 11km / Circular

O Castro de Cossourado

O Castro de Cossourado situa-se num dos extremos dos cumes montanhosos que separam os vales dos rios Minho e Coura (Serra da Salgosa).
Fica sobranceiro ao vale do rio Coura, na sua margem norte, dominando uma zona aberta, resultante de um eixo de fractura tectónica que forma um corredor de circulação (Norte Sul) de grande relevância no quadro geográfico de Entre Douro e Minho.O povoado situa - se no lugar do Forte da Cidade, na freguesia de Cossourado. Tem acesso automóvel pela auto-estrada A3, com saída no nó de Vila Nova de Cerveira/ Paredes de Coura, e pela EN 303. Nesta estrada vira-se ao km 6, por um caminho municipal em direcção à Igreja Paroquial do Cossourado, subindo-se para o castro por uma estrada que existe por detrás do cemitério. Deste ponto inicia-se a subida ao monte que a partir dos 300 m passa a ter pavimento de terra batida. Após cerca de 15 minutos de caminhada, a partir da estrada asfaltada, chega-se ao povoado.
À superfície deste grande povoado, no espaço delimitado pela muralha interna, podem, actualmente, ser observadas várias construções de tamanho e planta irregulares.
Trata-se de estruturas habitacionais e de reunião comunitária, maioritariamente circulares e de dimensões médias, associadas a outras com função agro-pastoril e artesanal, de configuração oblonga e grandes dimensões. Nestas construções, foi recolhido material muito variado, que testemunha a prática de diversas actividades económicas e a organização socio-económica desta comunidade.Ocupando uma superfície total de cerca de dez hectares, o povoado possui duas linhas defensivas que circundam a totalidade da área habitacional, e uma terceira, a Oeste, construída para melhor defender esta zona, de declive menos acentuado.A ocupação deste povoado terá ocorrido entre os séculos V e II a. C., não tendo, os dados até ao momento, revelado grandes influências da ocupação romana nem reocupações de épocas posteriores. Na base do monte do Cossourado, foi construída, mais tarde, uma das principais vias romanas, que ligava Bracara Augusta (Braga) a Lucus Augusti (Lugo).

Texto: http://www.castrenor.com/


Continua...

Sem comentários:

Enviar um comentário