sábado, 20 de março de 2010

Limpar Portugal em S. Mamede de Infesta

O “Dia L” aconteceu!

Sr. Presidente da Freguesia e todos os 70 Voluntários de S. Mamede de Infesta que mesmo num dia chuvoso aderiram ao PLP (Projecto Limpar Portugal) é com emoção que vos quero dizer o seguinte:
Todos sabíamos o que nos trouxe a este projecto, que se concretizou hoje, 20 de Março de 2010 e qual o objectivo desta nossa atitude cívica e pedagógica.
Na primeira estimativa a nível nacional, foram intervencionados 10 mil locais com lixeiras clandestinas e recolhidas cerca de 70000 toneladas de resíduos sólidos.
Por todos os concelhos se fizeram algumas reuniões durante os últimos meses, de esclarecimento e formação, para que hoje os Voluntários estivessem elucidados sobre o objectivo do PLP, um projecto cívico e educativo com mobilização nacional e que é pioneiro em Portugal, cuja ideia foi retirada do exemplo da Estónia, em 2008.

Lembro só algumas frases que foram tema e slogan da campanha deste projecto:
«O objectivo é juntar o maior número de pessoas por Concelho e suas Freguesias, para que todos juntos possamos, durante um dia das nossas vidas, fazer algo de útil por nós, pelo planeta e pelo futuro dos nossos filhos. Vamos limpar a floresta Portuguesa num só dia»
E depois apelava-se: “Nós vamos fazê-lo! E tu? Vais ficar em casa?”
Ora, cerca de 70 Mamedenses sensibilizados por esta causa deram a sua resposta, juntando-se às cerca de três centenas em todo o Concelho de Matosinhos. Como um exemplo Nacional, em Sintra, o Sr. Presidente da República participou no terreno juntando-se aos apelados 100 mil voluntários por todo o País.
Aqui exprimimos os nossos agradecimentos a todos que colaboraram para que hoje, o “Dia L”, este projecto fosse uma realidade.

Em 1º lugar, a todos que estiveram presentes na Freguesia de S. Mamede de Infesta, e que ao aderirem a esta causa, deram um exemplo cívico para Portugal, honrando também o bom nome de S. Mamede de Infesta.
À Comissão Coordenadora Nacional, que idealizou e colocou em prática este projecto Altruísta em todo o País, o que é notável.
À CCL/MTS (Comissão Coordenadora Local do Concelho de Matosinhos) que desde a 1ª hora abraçou este projecto e coordenou com empenho e dedicação todo o programa para as 10 Freguesias do Concelho de Matosinhos.
E também queremos agradecer às Entidades e Patrocinadores que, sabendo que não tivemos um único cêntimo para movimentar (lembre-se que este projecto termina sem qualquer dinheiro envolvido) e que de uma forma ou doutra colaboraram para que hoje podessemos efectuar as limpezas nas lixeiras com equipamentos e em segurança. Destacava a Junta de Freguesia de S. Mamede de Infesta, os Bombeiros Voluntários, a empresa IBS, a Unicer, Vadeca, Verde-Vista, Suma, Lipor,...e tantas outras.
Por fim, agradecer também a todos que se empenharam neste projecto do nucleo da Freguesia de S. Mamede de Infesta e que colaboraram até ao último momento como responsáveis das lixeiras nos três locais identificados e referenciados no perímetro urbano desta cidade, como foi o caso das Professoras da Escola Secundária Dr. Abel Salazar, os Escuteiros, o amigo Miguel e uma representante da Associação de Pais, que providenciou um tractor que muito nos ajudou na lixeira do Vale do Rio Picotos.
Para todos deixo o meu caloroso abraço e agradecimento, pois sem a vossa ajuda certamente não teríamos conseguido realizar esta actividade que tanto nos honra.
Sensibilizou-me aquela “Marcha simbólica” que efectuamos até ao primeiro local de actuação de limpezas, onde dividimos os grupos pelas lixeiras.

Para além dos alunos e escuteiros, também se intercalaram nos três grupos cidadãos voluntários a titulo individual e que actuaram em uniformidade com os grupos, respeitando os coordenadores das lixeiras, que a todos elucidaram para a forma correcta de actuar, separando os resíduos sólidos em sacos identificados de “papel”, “plástico ou “entulho”. Infelizmente, o entulho era tanto, que não houve sacos que chegassem ou resistissem.
A carrinha emprestada fez um jeitão, para transportar os apetrechos e utensílios para os locais das lixeiras.
Entre outras coisas, lembrei-me do tão apregoado “Associativismo” do concelho de Matosinhos e no caso concreto de S. Mamede de Infesta, mas a presença destes foi tão escassa que fez realçar os “Heróis” que participaram.
Enquanto tanta gente dormia no aconchego das suas casas, eu assistia a “quadros” de cumplicidade cívica e educativa de todos os presentes e deles retirei lições tão positivas que jamais apagarei da memória!
A Portugal e ao Mundo demonstramos que somos “Amigos do Ambiente” e quisemos erradicar as lixeiras que estavam escondidas nos espaços verdes da nossa região, concretamente o Vale do Rio Picotos, em grande parte classificado de “Rede Natura 2000", um espaço natural e de reserva, vítima da acção de retrógrados que hoje em dia já não têm desculpa para praticar estes actos condenáveis, que a par da caça ilegal, por via da poluição deterioram o habitat onde espécies em via de extinção, por incrível que pareça ainda proliferam nestes espaços.
Sabias que nas margens poluídas deste curso de água, afluente do Rio Leça, nidificam o galeirão e o pato bravo?

Jamais deposites entulhos ou lixos de que espécie for nas áreas naturais que ainda restam, se não queres que te chamem “Criminoso do Ambiente” e preocupa-te com o futuro do planeta e da qualidade de vida das gerações do futuro!
Eu hoje senti orgulho por ter participado neste projecto, e jamais esquecerei as pessoas fantásticas que aderiram, que organizaram e em mim depositaram a confiança da coordenação da Freguesia de S. Mamede de Infesta, proporcionando para que me sentisse mais realizado socialmente, perante a minha família e a comunidade.
Quem dera, no futuro, não se voltasse a realizar o “Limpar Portugal”, sinal de que Portugal era um País cívico e limpo!
Infelizmente, (por imagens da RTP2) até neste dia foram surpreendidos "criminosos" a “Sujar Portugal”. Que vergonha e falta de respeito por nós todos!

Para terminar, aproveitava só para lembrar que amanhã, início da Primavera, se comemora o “Dia Mundial da Árvore e da Floresta”.
Se quiserem dar continuidade a estes programas de “Amigos do Ambiente”, podem comparecer no “Parque do Carriçal” na Senhora da Hora, às 10.00h, onde decorrerá um programa para “plantação de árvores”, patrocinado pela Câmara Municipal de Matosinhos.
Basta comparecer e... plantar uma árvore!

Obrigado a todos e...brevemente mais notícias pela CCL/MTS, com quem devemos colaborar, enviando para o Adão os registos fotográficos dos momentos que vivemos neste inesquecível dia.

Aquele Abraço

2 comentários:

  1. Elísio, excelente trabalho de coordenação em SMI e um verdadeiro exemplo de participação cívica! Bem haja!

    ResponderEliminar
  2. Olá Bebiana
    Muito obrigado pela avaliação e reconhecimento.
    Todos os Voluntários que participaram estão de parabéns.
    Mas, se há trabalho no PLP que deve ser reconhecido e que nos orgulha, foi o excelente desempenho da CCL/MTS que abraçou esta causa com tanta dedicação, para que o "Dia L" fosse uma realidade nas Freguesias do Concelho de Matosinhos. Tu e o Adão foram incansáveis!
    Jamais esquecerei este Dia! Obrigado por tudo!

    ResponderEliminar