quinta-feira, 11 de março de 2010

Limpar Portugal - Reunião de 6 de Março / MTS

Olá Colegas e Voluntários do Concelho de Matosinhos

Realizou-se no passado Sábado, 6 de Março, e uma vez mais na Casa da Juventude de Santa Cruz do Bispo, uma Reunião de Formação para todos os voluntários do Concelho de Matosinhos, inseridos no PLP (Projecto Limpar Portugal) levada a cabo pela CCL/MTS antes do "Dia L" e que nos apráz registar.

Preenchida essencialmente pelo tema "As Florestas e a Biodiversidade", esta proveitosa reunião foi brilhantemente conduzida pela jovem bióloga Lúcia Lopes, do CERVAS (Centro de Ecologia, Recuperação e Vigilância de Animais Selvagens) sediado em Gouveia, na fascinante Serra da Estrêla.
Conservar a Floresta! Porquê? Como?

A Floresta e os Animais

Explicando e monstrando belos slides, Lucia Lopes conquistou a atenção e sensibilizou os voluntários presentes para os temas que foi explicando e desdobrando, como a "Caracterização das Florestas e seus Ecossistemas" e a importância de as mantermos sempre limpas e conservadas, assegurando a sua "Biodiversidade".
Falou-nos das aves (um tema também nosso preferido) bem como outras espécies de animais, os "invertebrados" como é o caso dos insectos, repteis e anfíbios (o tal lagarto de água mereceu explicação mais pormenorizada) e como é obvio, dos vertebrados, com realce para os mamíferos (e o meu predilecto não foi esquecido: Lobo Ibérico).
Lúcia destacou a simbiose entre a floresta e os animais, dando alguns exemplos de cooperação destes no seu habitat. Se a Floresta lhes proporciona alimento, abrigo ou locais para nidificar, estes, por sua vez, plantam (enterram) e espalham frutos que irão emergir e dar lugar a nova árvore, comem (estão a limpar) plantas ou forragens, reduzindo as pragas de insectos, ingerindo-os, a polonização dos insectos...etc.

A Poluição nas Florestas

Foram vários os aspectos dados como exemplos (que mereceu muitos comentários e opiniões dos presentes) para o problema da poluição na Natureza e concretamente das florestas. Fomos ilucidados para o impacte negativo e consequências graves que trazem as cada vez mais contaminadas linhas de água, os incêndios, a caça e a desflorestação indescriminada, bem como a plantação intensiva de espécies de crescimento rápido, como o eucalipto e pinheiro bravo, que vão substituindo as espécies autoctones florestais, restando já poucas de grande dimensão, exemplo da Mata da Albergaria no PNPG. E claro está, as nossas bem conhecidas "lixeiras", afinal a matéria-prima que dá fundamento (negativo, porque existem!) ao Projecto Limpar Portugal, que iremos erradicar no «Dia L - 20 de Março» dos espaços envolventes às 10 Freguesias do Concelho de Matosinhos.

A Reciclagem

Com grande importância foi igualmente abordado o tema "Reciclagem", alertando para a informação, sensibilização e educação, como elementos fundamentais para a prática desta atitude cívica, felizmente cada vez mais comum nos dias de hoje. Todos sabemos que preservar e proteger o ambiente, é zelar pelo nosso bem estar e das gerações do futuro. Se nos debruçarmos um pouco sobre "Ecologia", a área da biologia que estuda as relações dos seres vivos com o ambiente, vem à ideia a importância que têm as atitudes cívicas, de conhecimento e de sensibilidade do ser humano por tudo que o rodeia. Uma das facetas mais positivas e marcantes que o homem moderno, por via da educação ambiental e sensibilização adquiriu, preocupando-se com o futuro do planeta, foi a necessidade de reciclar todo o tipo de materiais de que se serve no dia a dia, transformando de forma proveitosa os mais diversos tipos de resíduos, contrabalançando deste modo a poluição que ele próprio gera.
Todavia, continua a haver ainda falta de civismo em muita gente, que não se importam com o futuro, que tudo poluem e sujam. "Quem quiser que limpe!", devem pensar esses retrógados.

O próprio acto de reciclar é complexo e por vezes difícil de entender, nomeadamente crianças sem escolaridade e sem educação ambiental, assim como pessoas idosas ou analfabetas carentes de informação.Tudo que é colocado à disposição das populações deveria proporcionar informação necessária aos consumidores, como por exemplo, após o devido uso, saber-se como reciclar e qual o impacto ambiental desses mesmos produtos. Alguns passos estão já a ser dados nesse contexto, pois a reciclagem nos dias de hoje é vital para a conservação e melhoramento do meio ambiente, no presente e do futuro. A sociedade moderna consome um infindável número dos mais diversos produtos que transforma em lixo. Mais de metade do lixo que produzimos todos os dias pode ser reciclado, devendo todos fazê-lo como um dever cívico.
Assim sendo e para que se incuta duma vez por todas a "Tradição da Reciclagem" devemos todos participar activamente na correcta separação dos resíduos. Não se deve esquecer também outros resíduos passíveis de ser reciclados, como os óleos usados (domésticos e dos motores de viaturas e máquinas), entregando nos «Ecocentros», embora os óleos domésticos, aparelhos electrónicos e também as lâmpadas, para nossa comodidade podem já ser entregues nas grandes superfícies ou estabelecimentos (veja-se o caso exemplar do "Escola-Electrão" da Escola Secundária Abel Salazar e que decorre até 17 de Março) que os recolhem e canalizam para os «Ecocentros».

Nota Final

Por fim e a todos os Voluntários do PLP, concretamente do Concelho de Matosinhos (280 membros registados), peço uma vez mais que se mobilizem em Grupos pelas Freguesias, não se esqueçam que o grande dia - 20 de Março - está breve e compareçam na próxima e última reunião já calendarizada pela CCL/MTS, conforme a descrição que se segue:

Reunião no dia 15 de Março pelas 21h30 na Casa da Juventude de Santa Cruz do Bispo, última antes do dia 20.
Elaborar o programa do dia 20 em Matosinhos.
Esta reunião é para todo o grupo de voluntários de Matosinhos.

Casa da Juventude de Santa Cruz do BispoRua do Chouso, 277-301
4455-805 Santa Cruz do Bispo
Tel: 229 996 640
CCL (Comissão Coordenadora Local / Matosinhos)

p.s. Já conheces o CERVAS (Centro de Ecologia, Recuperação e Vigilância de Animais Selvagens) ?Visita o blogue e regista-te como seguidor. http://cervas-aldeia.blogspot.com/

Limpar Portugal? Nós vamos fazê-lo!
E tu? Vais ficar em casa?

Aquele Abraço

Sem comentários:

Enviar um comentário