quarta-feira, 24 de março de 2010

Dia Mundial da Árvore e da Floresta

21 de Março 2010
Parque do Carriçal - Senhora da Hora

Olá Amigos

Anunciei nesta minha página, dando seguimento ao apelo do Prof. José Luís Araújo, da Escola EBI/JI da Barranha e "Facilitador" do Eco-Clube Guarda Rios de Guifões, para quem quisesse participar na comemoração deste simbólico Dia. Bastava que aparecêssemos no Parque do Carriçal e plantássemos uma árvore, num programa patrocinado pelo Município de Matosinhos. Todavia, o programa foi desmarcado na Sexta-Feira à noite, pela entidade responsável pelo pelouro do Ambiente, alegando condições climatéricas desfavoráveis.
Mas, o Professor que é um apaixonado e persistente nestas causas, compareceu e organizou neste maravilhoso espaço verde, onde nasce a Ribeira da Riguinha (Rio de Carcavelos) com algumas novas árvores, um singelo programa, sensibilizando os presentes e convidando a plantarem essas novas espécies, simbolizando um acto que todo o mundo deveria saber dar valor e voluntariamente praticar.
As árvores, um dos principais habitats de tantas espécies, estabelecem o equilíbrio da "Biodiversidade" no planeta e são responsáveis pela estabilidade climática. Para além de nos fornecerem oxigénio e frutos deliciosos, proporcionam sombras tranquilizantes e previnem a erosão dos solos. Quando são desbastadas, deixam de nos proteger das chuvas torrenciais em regiões montanhosas, quando elas próprias e naturalmente protegidas evitariam tantas catástrofes que infelizmente cada vez acontecem mais. O Mundo precisa que se plantem mais árvores e não que se arranquem, queimem ou cortem estas espécies da riqueza da Flora.
Participei com orgulho neste acto e agradeço a todos que nos proporcionaram demonstrar ao Mundo, que se quisermos podemos fazer, sem fins lucrativos, algo de positivo pela Natureza, pela Comunidade e pelo Planeta, aprendendo e enriquecendo-nos socialmente com dignidade.
Fico feliz por ter dado continuidade à temática do PLP do dia anterior, porque me preocupo e porque sou "Amigo do Ambiente"!

Aquele Abraço

1 comentário:

  1. Olá Sr Elísio. Obrigado pelo apoio. Agora quando for ao nosso Blog já lá está um link do seu para ajudar à divulgação.
    Um grande abraço
    Eco Guarda-Rios
    Filipe Magalhães

    ResponderEliminar