quarta-feira, 30 de junho de 2010

Agora já tenho a Escolaridade obrigatória!

Olá

Venho nesta minha página da web informar os meus Amigos que no passado dia 25 de Junho participei na Sessão de Júri de Validação e Certificação, referente ao processo de RVCC - 12º Ano/Nível Secundário e equivalente ao 12º Ano de Escolaridade, que vinha a realizar pelo Centro de Formação Profissional do Sector Terciário do Porto e agora concluí.
Foi-me passada a Declaração que concluí com sucesso este processo de Reconhecimento, Validação e Certificação de Competências no Centro Novas Oportunidades.
Tenho agora a Escolaridade obrigatória!

Quanto ao meu «romance» o "Portefólio Reflexivo de Aprendizagens", terminei a elaboração com um total de 394 páginas e 336 ilustrações, desde a Autobiografia a variadíssimos temas de Cultura Geral, validando 59 créditos em 88 possíveis.
A Validação de Competências por parte dos Formadores e que conduziu à Certificação que agora obtive, foi feita por um sistema de "Créditos" que tinha que demonstrar e validar, distribuídos por três "Àreas" e "Núcleos Geradores" sendo obrigatório validadar 2 créditos por cada núcleo em cada uma das áreas:

CIDADANIA E PROFISSIONALIDADE - 8 x 4 = 32 Créditos que podem ser validados
Formador: Cândida Nogueira
No mínimo devem ser obtidos 16 créditos para passar e obtive 20.

SOCIEDADE, TECNOLOGIA E CIÊNCIA - 7 x 4 = 28 Créditos que podem ser validados
Formador: Pedro Pereira
No mínimo devem ser obtidos 14 créditos para passar e obtive 22.

CULTURA, LÍNGUA E COMUNICAÇÃO - 7 x 4 = 28 Créditos que podem ser validados
Formador: Guilherme Silveira
No mínimo devem ser obtidos 14 créditos e obtive 17.

Estou contente com este meu trabalho, ao qual aderi voluntáriamente e iniciei há cerca de sete meses em horário pós-laboral.
Para além do enriquecimento cultural que adquiri, espero que seja uma mais valia no futuro, sobretudo na inserção do mercado de trabalho, cada vez mais escasso.
De todos os temas, os que mais gostei de elaborar foram sem dúvida a Poesia Portuguesa e os que envolviam a Natureza, mas colocar em prática alguma tecnologia informática para construir o PRA foi também muito interessante.
Quanto ao Grupo "RLS16" onde estive inserido, foi fixe... embora a partir duma certa altura as aulas colectivas terminam obrigatóriamente e seguimos cada um por si.
Nunca me vou esquecer destes momentos que passei e agradeço o apoio dos Formadores, Cândida, Pedro e Guilherme, bem como da Regina Lencastre que coordenou e nos guiou ao longo deste projecto, que me aceitou no seu grupo quando eu fui aconselhado pela Formadora Beatriz Sambade - a quem ficarei sempre grato pelo concelho e incentivo - do 9º Ano para tirar o 12º Ano. Agradeço também à Dra. Andreia Fonseca, bem como o reconhecimento e elogios ao trabalho de todos os finalistas por parte dos Formadores e do Dr. José Gomes, júri independente ao Sector Terciário.
Um especial agradecimento à minha filha Mara pela paciência que teve a explicar-me alguns temas e reavivando o que aprendi com a "teacher" Inês Silva.
Também o meu obrigado a quem me ajudou e aconselhou a nunca desistir, quando andei confuso.
Aos meus colegas do Grupo desejo os maiores sucessos pessoais e profissionais e se quiserem (conforme sugeri) podemos encontrar-nos num almoço para comemorar este nosso feito e trocar ideias de futuro.

E como em tudo existe poesia, aqui deixo mais um poema do "mestre" Miguel Torga, com esperança no futuro.

Prospecção

Não são pepitas de oiro que procuro.
Oiro dentro de mim, terra singela!
Busco apenas aquela
Universal riqueza
Do homem que revolve a solidão:
O tesoiro sagrado
De nenhuma certeza,
Soterrado
Por mil certezas de aluvião.
Cavo,
Lavo,
Peneiro,
Mas só quero a fortuna
De me encontrar.
Poeta antes dos versos
E sede antes da fonte.
Puro como um deserto.
Inteiramente nu e descoberto.

Aquele Abraço

3 comentários:

  1. Parabéns Companheiro!

    Grande abraço!

    Abílio

    ResponderEliminar
  2. Olá "Carequita"

    Fiquei muito contente com esta noticia!

    E apesar das dificuldades do último ano, sempre acreditei que iria obter o diploma!

    Beijos e amanhã ligo-lhe para dar os parabéns!

    Susana

    ResponderEliminar
  3. Olá Companheiro...

    PARABÉNS, agora já tens o "canudo".

    Um grande abraço

    Filipe

    ResponderEliminar