quarta-feira, 16 de junho de 2010

Caminhada do Dia de Portugal (1)

10 de Junho de 2010 – Mondim de Basto

Conforme programado pelo Executivo da Junta de Freguesia, decorreu no passado dia 10 a 5ª Caminhada do Dia de Portugal, no concelho de Mondim de Basto. Tendo por objectivo dar gradualmente a conhecer as belezas naturais das oito freguesias do concelho, quer aos Turistas, bem como aos próprios Fregueses, consideramos ser um projecto Turístico e Desportivo ambicioso da Junta de Freguesia, enaltecendo a persistência do seu presidente Fernando Gomes, de há anos o grande dinamizador do Pedestrianismo em Mondim de Basto. Conforme o próprio diz, o sentido destes eventos têm várias consequências benéficas, nomeadamente sociais, culturais e desportivas. Salienta-se a passagem por locais apenas acessíveis a pé, divulgação das riquezas naturais, usos e costumes enraizados sobretudo de subsistência agrícola, bem como o património edificado pelas gerações locais ao longo dos séculos.
Estão sendo estudados pela Junta de Freguesia alguns projectos de reconhecimento de trilhos ao longo das diversas freguesias, que colocados em prática têm como objectivo de potenciar a que estes percursos passem a ser utilizados com mais frequência no futuro pelas gentes locais e Turistas, a fim de proporcionar circuitos a pé e a cavalo, de bicicleta ou de veículos todo-o-terreno.
O Turismo Desportivo e as actividades ao ar livre irão continuar a ser uma grande aposta do Executivo da Freguesia de Mondim de Basto, que para os praticantes do Pedestrianismo é sempre uma agradável notícia.

Continua...

Sem comentários:

Enviar um comentário