segunda-feira, 15 de fevereiro de 2010

Limpar Portugal - 2ª Reunião de Voluntários (MTS)

Olá

Conforme havia sido agendado pela CCL (Comissão Coordenadora Local) do concelho de Matosinhos, decorreu na passada sexta-feira a 2ª Reunião destinada aos membros voluntários, para se ultimarem preparativos e informar da agenda do programa, não só do "Dia L" - 20 de Março - mas também dos últimos dias que o antecedem. Nessa altura terá que já estar tudo bem delineado e programado, quer ao nível dos locais de concentração e da localização das "lixeiras", bem como a constituição dos "Grupos" organizados, atempadamente munidos do equipamento necessário para o acto das limpezas.


Estiveram presentes três dezenas ou mais de munícipes, embora não tenham todos enviado, conforme solicitação da CCL/MTS a respectiva "Ficha de Voluntário" preenchida, para que possam ser contabilizados a totalidade de voluntários e muito especialmente o domicílio dos mesmos, a fim de que a Comissão possa a breve prazo estipular "Grupos" que irão actuar nos respectivos locais das "lixeiras", perante a área geográfica do município, bem como o numero de membros a actuar consoante a necessidade e o tamanho das "lixeiras", etc...

O preenchimento da "Ficha de Voluntário" e seu rápido envio para a Comissão Coordenadora de Matosinhos, é neste momento o 1º passo urgente para que seja possível a CCL organizar e estipular o programa final.

Especialmente para quem não teve oportunidade de assistir ao programa "Biosfera" da passada quarta-feira, o Coordenador da CCL/MTS Adão Branco projectou na tela o clip que passou na televisão Portuguesa, cujo protagonista da divulgação foi o Coordenador Nacional, Paulo Pimentel Torres.
Ficamos também a saber que até à data haviam sido referênciadas cinco (só 5!) lixeiras em todo o espaço do concelho de Matosinhos. Será que não haverá mais? Quem dera que sim!
Pessoalmente tenho percorrido grande área da Freguesia de S. Mamede de Infesta e até hoje só encontrei a lixeira (duas a menos de 50 m entre si) que já referenciei, no Vale do Rio Picotos, um espaço da REDE NATURA 2000.

Voluntários presentes e ainda pouco conhecedores do projecto levantaram diversas questões à CCL e julgo terem ficado devidamente esclarecidos pelo Adão e pela Beliana, esta colega também incumbida da complexa tarefa de "sensibilização".
De salientar também a presença de várias Professoras de algumas Escolas do Concelho, como a Escola Óscar Lopes, Escola Augusto Gomes e da Escola Secundária Abel Salazar, em S. Mamede de Infesta, com quem trocamos algumas impressões sobre o projecto LIMPAR PORTUGAL. Estas Sras. Professoras são também Coordenadoras de vários projectos educativos na Escola Abel Salazar, como o "EcoEscolas", realizando seminários e actividades pedagógicas com os alunos e mais recentemente pela implementação do "Escola Electrão".
Este último, um projecto pioneiro numa escola, foi uma novidade que agradou aos presentes e alvo de vários comentários construtivos. Ficamos a saber que nesta escola irá ser colocado um contentor com capacidade suficiente, para que os alunos e público em geral possam depositar pequenos electrodomésticos como rádios, tvs, aspiradores, consolas, computadores e monitores avariados ou que já não queiram usar.
A ideia é evitar que estes objectos sejam erradamente depositados (como é frequente ver-se) nos contentores do lixo, ou junto aos Ecopontos do papel, do vidro e plástico, colocados nas artérias da Freguesia de S. Mamede de Infesta.
São actos cívicos e educativos como este que nos apraz registar e divulgar, no sentido de transmitir a mensagem às gerações do presente e do futuro.

Bem Hajam!

Slogan da Escola Sec. Abel Salazar «AGIR NO PRESENTE É PREPARAR O FUTURO!»
Podes saber mais aqui: http://ecoescolas.ning.com/

Por fim, anote-se que foram igualmente sugeridas acções de limpeza nas praias e zonas ribeirinhas, entre elas a Bacia Hidrográfica do Rio Leça.

Lembra-te de que o Grupo do concelho de Matosinhos já conta com 217 membros.
Mas, podem ser mais! Adere!

Mãos à Obra! Vamos limpar Portugal do dia 20 de Março deste ano de 2010.

Até lá
Aquele Abraço

Sem comentários:

Publicar um comentário