sábado, 20 de fevereiro de 2010

4ª Edição da "Matança do Porco" (1)

14 de Fevereiro de 2010
FREGUESIA DE MONDIM DE BASTO

Reviver "Costumes e Tradições" com o franco propósito de proporcionar momentos de convívio entre Turistas (Campistas e Caminheiros) e a comunidade local, a Junta de Freguesia de Mondim de Basto realizou no passado dia 14 de Fevereiro, o tradicional e já carismático evento conhecido por "Matança do Porco".
Centena e meia de participantes não se arrependeram por terem aderido a mais este maravilhoso programa, que já vai na 4ª Edição e iniciou-se cerca das 09.45h, após as saudações do Presidente da Freguesia, Fernando Gomes.

Este emblemático tema é sempre do agrado de muita gente e incluiu, como sempre, a já tradicional caminhada. Esta, teve a extensão de cerca de 7km, por caminhos rurais, de montanha e calçadas medievais. Calcorreamos livremente por zonas deslumbrantes de Mondim, revivendo lugares bucólicos junto ao Rio Cabril, quando o atravessamos pela Ponte Romano/Medieval.
Caminhando sempre com calma e serenidade, conversávamos com as pessoas sobre os lugares que fomos uma vez mais recordando e o impacte negativo que trará a construção da futura "Barragem do Fridão" que irá deixar estas áreas submersas pelas águas dos rios Cabril e Tâmega.

Constatamos que as opiniões dividem-se mas para nós que adoramos esta terra, ao nivel da paisagem será sempre uma perda irreparável!
Aproveitamos para fotografar os Caminheiros e o património natural e edificado de rara beleza, que fazem sempre brilhar os nossos olhos. Bosques encantadores, pinheirais e soutos despidos da folhagem caducifólia, vinhas podadas e campos cultivados no sopé do Monte Farinha, vigiados pela Senhora da Graça e o Tâmega lá no fundo, completavam o quadro divinal.

De Vilar de Viando ao alto de Paradança estava-nos reservado um ascendente algo durinho, que colocou à prova os menos preparados, inesperadamente surpreendidos com esta "tramóia" da Organização, que teve de ouvir alguns piropos de humor dalguns (as) que pensavam que eram só rectas e descidas com os "mata-bicho" pelo meio. Após o primeiro esforço glorioso para todos, surgiu o esperado "café do pote", bem acompanhado por biscoitos, bolos, iscas, tintol das duas cores e uma "água com mel" ardente.

ih ih ih ih...Pedestrianista sofre!

Sabes onde fica a maravilhosa terra chamada Mondim de Basto?
O poeta da terra, Luís Jales de Oliveira, no seu livro “SER MONDINENSE”, diz-te:

Um cibo de terra roubado,

A um mar de pinheiros sem fim;

Um Monte e um Rio ao lado,

E lá no meio: - Mondim!!!

Com este acolhimento e companheirismo, tudo nos contagia de espírito à “Mondinense”!
A Marcha ou “Hino” de Mondim (que desta vez não se fez ouvir) lembra aos visitantes que «Aqui não há distâncias, pobre e rico dão as mãos!».
Gosto de caminhar assim, sem pressa de chegar ao fim, num Grupo apaixonado e alegre, bem orientado pelo Presidente Fernando Gomes.
O "Turismo Desportivo" continuará a ser uma aposta séria do executivo da Junta de Freguesia de Mondim de Basto, recentemente eleito democraticamente. E as caminhadas vão continuar.
A par de outros poucos grupos, pratica-se aqui Pedestrianismo “puro” e sem fins lucrativos!

No final da Caminhada teve lugar o almoço, onde o saboroso porco no espeto foi rei da festa. Completavam a "ementa” os típicos chouriços e o arroz com deliciosos rojões. "Tintol" foi quanto baste, ou não estivessemos em maré de festa carnavalesca. "Vaza que é pra encher!"
Da parte da tarde assistimos a uma peça de teatro, onde descurtinei essa vertente da "ganância do dinheiro" na herança de casamento, entre outros aspectos tradicionais duma sociedade regional, outrora comandada pelos ricos e poderosos das terras de Basto. Foi pena o frio que se fazia sentir, também algo incomodo para os actores, pois desenrolou-se ao ar livre.

Num ápice as horas passaram e muitos turistas viandantes foram-se despedindo dos Mondinenses ao som dos acordeãos e concertinas, embora os fregueses da casa ainda ficaram mais algumas horas em diversão no bar do Parque de Campismo, gerido pela FCMP (Federação de Campismo e Montanhismo de Portugal) que nestes Eventos colabora em parceria com a Freguesia.

Bem hajam!

Despedimo-nos de todos com Amizade, agradecendo ao Sr. Presidente da Junta de Freguesia, Fernando Gomes, mais um dia maravilhoso que passamos em convívio divertido e fraterno, enaltecendo uma vez mais o carinho que os Mondinenses partilham com que os visita.
Nunca é demais frisar que considero o Fernando Gomes o grande dinamizador do Pedestrianismo em Mondim de Basto, essa bela região de Portugal.

Muito Obrigado!

Até à próxima.

Continua...

Sem comentários:

Publicar um comentário