terça-feira, 16 de novembro de 2010

5ª EDIÇÃO S. MARTINHO - 14/11/2010 (1)

MAGUSTO DA FREGUESIA DE MONDIM DE BASTO

Com o propósito de reviver tradições e proporcionar momentos de convívio entre visitantes/turistas e a comunidade local, a Junta de Freguesia de Mondim de Basto realizou no passado dia 14 de Novembro o tradicional Magusto que vai já na sua 5ª Edição.
Embora ameaçando chover, mais de 50 caminheiros participaram neste maravilhoso programa, que se iniciou cerca das 10.30h no Parque de Campismo, saindo ao encontro dos lugares com paisagens "divinais" que o Outono proporciona.

A amena cavaqueira esteve presente ao longo da já tradicional caminhada, com cerca de 8km, por caminhos rurais, de montanha e calçadas medievais, passando alguns lugares míticos de Mondim, descobrindo novos lugares bucólicos junto ao Rio Cabril, quando o atravessamos no passadiço metálico próximo ao velho moinho de Carrazedo (qual ponte militar), ou pela Ponte Romano/Medieval de Vilar de Viando.

A meio da caminhada teve lugar um "mata-bicho" onde não faltou bola de carne, jeropiga e o tradicional "café do pote".
Retomando o caminho sempre com calma e serenidade, conversávamos com as pessoas sobre os lugares que fomos descobrindo, fotografando momentos de rara beleza que faziam brilhar os nossos olhos.

Bosques e soutos encantadores, vinhas com folhagem tricolor, campos cultivados e outros ceifados, aos pés do Monte Farinha, vigiados pela Senhora da Graça.
Toda esta paisagem irá desaparecer e ficar submersa, sacrificada com a subida das cotas das barragens que o governo vai implementar em prol das energias "hidroeléctricas", pese embora haverem outras alternartivas.

Continua...

1 comentário:

  1. Olá Companheiro.
    Agora vi o porquê de ficares doente, castanhas e jerupiga, eh eh.

    As melhoras e um grande abraço
    FP

    ResponderEliminar