sexta-feira, 28 de maio de 2010

Caminhada no Dia de Portugal

10 de Junho de 2010 - Mondim de Basto

Descobrir Pardelhas

Programa

09:00 - Ponto de encontro (Sede Junta de Freguesia de Mondim de Basto)
09:15 – Saída para Pardelhas
10:00 – Início da Caminhada (Pardelhas)
12:30 – Fim da caminhada
13:00 – Almoço (opcional)
17:OO – Fim da actividade

Menu: € 7,50 (confirmar até ao dia 08)

Informações sobre o Percurso

Percurso: Circular Distância: Cerca de 8km
Duração: 2h30 Dificuldade: Média
Paisagem: Muito bonita Tipo: Rural, Agrícola e Natural
Património: Silhas, calçadas, edifícios rurais e levadas

Nota importante:
· Aconselha-se roupa cómoda e calçado com boa impermeabilidade e aderência.
· Aconselhamos também, principalmente para quem ficar para o almoço, levar uma muda de calçado e meias
· Trazer máquina fotográfica.
· Boné ou chapéu.
· A organização fornece água e barras energéticas

Organização: Junta de Freguesia de Mondim de Basto – Telef.: 255 382 741
Confirmação: Agradecemos que se faça a confirmação até ao dia 8 de Junho para reserva de lugar no autocarro (50 lugares).

Caminhada para saudar o Dia de Portugal

A Junta de Freguesia de Mondim de Basto irá promover a sua 5ª Caminhada do Dia de Portugal no próximo dia 10 de Junho, tendo como objectivo dar a conhecer e desfrutar das belezas naturais do nosso concelho. O sentido da iniciativa tem várias consequências benéficas. Podemos salientar a passagem por locais apenas acessíveis a pé, divulgação das nossas riquezas naturais, agrícola e do património rural e o contributo para a saúde dos participantes. Esta iniciativa tem também como objectivo de potenciar a que estes percursos passem a ser utilizados com mais frequência no futuro a fim de proporcionar circuitos a pé, de bicicleta ou de veículos todo-o-terreno.
O percurso circular com cerca de 8km será feito no vale profundo de Pardelhas protegido dos ventos da Serra e onde o sol apenas consegue penetrar por alguns instantes durante o dia. Pardelhas é uma das pérolas da Serra do Alvão que enquadra-se num cenário natural de rara beleza. Ao longo dos anos pouco ou nada mudou neste lugar. No entanto, a paisagem e os campos agrícolas continuam a ser encantadores e convidativos para um passeio a pé pelos estreitos caminhos por entre espigueiros e casas com telhados de lousa, suas calçadas e levadas que levam a conhecer outro património de grande importância, as Silhas. Trata-se de estruturas em pedra com forma circular, cujo interior mantinha os cortiços das abelhas protegidos do alcance dos ursos. Estão localizados a meia encosta, junto a linhas de águas e aonde dominam vastas extensões de vegetação composta por urzes, carquejas, giesta entre outras. A actividade de apicultura esta documentada em Mondim de Basto desde a Idade Média. O declínio desta actividade, ditou o abandono destas estruturas (Silhas), que teve em tempos um grande peso sócio/económico nas comunidades de montanha.

O convite para participar nesta caminhada do Dia de Portugal é extensivo a todos os interessados que deverão fazer a sua inscrição na sede da Junta até ao dia 08 de Junho.

Fonte de informação: Executivo da Junta de Freguesia de Mondim de Basto
freguesia@jf-mondimdebasto.pt
Telefone: 255 382 741
Fax: 255 382 734


Aquele Abraço

Sem comentários:

Publicar um comentário