domingo, 6 de dezembro de 2009

Limpar Portugal – 2ª Reunião (Matosinhos)

Olá Amigos

«O Movimento Limpar Portugal (PLP) é um movimento cívico ALTRUISTA, cujo objectivo é promover a educação ambiental por intermédio da iniciativa de limpar a floresta portuguesa no dia 20 de Março de 2010».

No passado sábado, 5 de Dezembro, a Equipa coordenadora do concelho de Matosinhos e que se engloba no “Projecto Limpar Portugal” (PLP) levou a cabo a 2ª reunião, desta feita na Casa da Juventude de Matosinhos e destinada aos membros coordenadores.
Não estive presente na 1º reunião e como para a 2º o convite era extensível a todos, resolvemos participar e inteirarmo-nos um pouco mais sobre o projecto.
Na reunião, conduzida por Adão Branco, responsável CCL (Comissão Coordenadora Local / Matosinhos) estiveram presentes uma dúzia de membros aderentes.
Adão Branco demonstrou algumas funções importantes que se devem usar dentro do site “Limpar Portugal” como, por exemplo: convidar amigos para adesão ao Grupo (actualmente com 174 membros), referenciar as lixeiras, etc...
Frise-se que já está disponível o referenciamento geográfico das lixeiras.
Também no futuro próximo irão formar-se “GRUPOS” que se deverão organizar de maneira a repartirem-se pelas Freguesias, com o objectivo de percorrerem todo o território.
Como líder na “Dinamização Pedagógica” já consta a Beliana, mas é necessário pelo menos mais um elemento com formação nesta área.

Numa cavaqueira agradável e com opiniões repartidas por todos os presentes, também se falou, entre vários assuntos ligados ao movimento, dos projectos que jazem nas gavetas da Autarquia, para a concretização de um corredor ecológico ao longo das margens do Rio Leça, que conserva ainda uma enorme biologia desde a foz até ao limite do concelho, próximo à ponte Romano/Medieval da Pedra, em Leça do Balio. Curiosa foi a abordagem do Prof. da Escola da Barranha e “Facilitador” do Eco Clube G. R. de Guifões, José Luís Araújo, sobre os domésticos fornos solares, práticos de usar e tão amigos do ambiente.
Reparei no espírito entusiástico do jovem Rui Andrade, responsável pelas divulgações perante a comunicação social, nomeadamente os canais públicos da TV e que me pareceu um excelente embaixador do ambiente.
Foram proferidas palavras de agradecimento a Carlos Evaristo, coordenador Distrital, pelo apoio que tem dado à CCL/Matosinhos.
Outra notícia positiva que gostamos de ouvir foi a actuação da autarquia da Lousã, que após ter tomado conhecimento pelo projecto LIMPAR PORTUGAL da existência e localização de algumas lixeiras no seu concelho, actuou imediatamente e mandou limpar as mesmas, deixando estas de constar agora no referenciamento, pois o caso (e ainda bem!) já ficou resolvido. Um exemplo a seguir pelas autarquias do País.
Também foi criada uma “Lista de contactos on-line” de entidades que possam vir a fazer parceria no projecto, quer na divulgação ou em ajudas tecnológicas, onde já constam: Escola Augusto Gomes; Eco Clube Guarda Rios de Guifões; a LIPOR ... e outros se seguirão, como agrupamentos de Escuteiros, associações, etc.
Irão ser pedidos apoios à LIPOR para a “certificação” das lixeiras, que um membro do Grupo confirmará da localização e coordenadas GPS das mesmas.
À Dra. Joana Felício, responsável autarca pelo pelouro do Ambiente, vai ser solicitada ajuda que a CCL entende ser necessária para os diversos programas a elaborar.

Todos os interessados devem entrar no site:
http://www.limparportugal.org/<http://www.limparportugal.org/>


Aqui podem encontrar além das perguntas frequentes, os documentos de apoio para a coordenação de grupos, para educação e divulgação, podendo inclusive efectuar download de cartazes ou flyers de publicidade ao PLP (Projecto Limpar Portugal), para actuação no dia L : 20-03-2009 .
No final, pessoalmente sugeri à Equipa Coordenadora a hipótese de se organizar, sensivelmente um mês antes do Evento, uma “Caminhada de sensibilização” num local emblemático do concelho, como exemplo de espaço social e paisagístico a preservar, tendo em conta as normas de conduta cívica.
Por fim, acrescente-se que – felizmente! - em Matosinhos poucas serão as lixeiras a erradicar no dia L, 20 de Março 2010, pois nesta área o nosso concelho é dos mais limpos de Portugal, graças ao bom funcionamento da autarquia nos últimos anos e que nos apraz registar.

Sê mais um aderente!

Visita e regista-te em MTS -Concelho de Matosinhos em:

Sem comentários:

Publicar um comentário